Quando pensamos na escola, a compreendemos como lugar que favoreça a inquietude do ser humano em busca pela sabedoria; imaginamos um lugar agradável em que se possam vivenciar experiências gratificantes, alegres e marcantes para vida; tudo isso equiparado a satisfação maior de aprender a ler e escrever. Todavia tudo isso tem sido assolado deliberadamente por atitudes violentas e temerosas de nossos alunos, que em volto de conflitos externos acabam assimilando e trazendo para dentro de nossas escolas atitudes que são caracterizadas por estudiosos como sendo o bullying.
O Bullying é um tema que tem sido discutido cada vez mais em escolas do Brasil e do mundo. O termo compreende vários tipos de agressões entre crianças, jovens e até mesmo entre adultos. Essas agressões não são apenas físicas, mas também psicológicas, como colocar apelidos, humilhar, discriminar, isolar, intimidar, fazer sofrer, ofender, aterrorizar, assediar, roubar e dominar.
Equiparados a estas observações e tendo como experiência a realidade de nossa própria escola, tomamos parte desta discussão e interagimos com o estudo do caso, por meio deste projeto que será realizado na unidade escolar, contando com a participação de todos os que fazem parte desta comunidade escolar, a fim de melhorarmos a aprendizagem dos alunos, denotando o relacionamento em grupo, que é importante no processo de desenvolvimento humano; como que, por meio de atividades de conscientização, amenizar os aspectos violentos oriundos da realidade local e familiar.
Professor: Jeferson dos Santos